Dia nacional de combate ao câncer
Quando eu tive que informar um diagnóstico de câncer pela primeira vez, um filme passou pela minha cabeça. 💭
Como eu iria entregar a informação de que essa pessoa teria de enfrentar o que provavelmente seria um dos maiores desafios da sua vida? 😳
Respira fundo.
Tentei mentalizar tudo o que já havia aprendido, sobre como as técnicas estão cada dia mais avançadas e me comprometi com aquela pessoa, que confiou a sua saúde à mim.
Acredito que sinceridade, papo aberto e toda informação possível são as melhores medidas pra esse momento.
Em muitos casos a cirurgia é uma das etapas, depois as sessões de quimioterapia, cada uma bem tolerada, se torna motivo para celebrar. 🎉
Sim, eu gosto de fazer junto o acompanhamento oncológico de quem opero, não gosto de operar e nunca mais saber do paciente, aprendi assim e sigo fazendo dessa maneira.
Ver alguém vivendo e bem depois de 5 anos de um tratamento desses é emocionante. Além disso, cada dia passa a ser uma oportunidade de olhar para si e encontrar motivos para querer estar vivo.
Não quero romantizar a doença, de forma alguma.
O que quero dizer é que a maioria dos médicos ou médicas que tratam câncer e os pacientes que tenham vivido essa experiência, saem dessa completamente transformados.
Para nós, enquanto médicos, que nós possamos dar sempre o nosso conhecimento, apoio, buscando as melhores tecnologias e trazer um pouco de aconchego e esperança à quem nos confia o seu bem mais precioso: a sua vida.
Para os pacientes, sigo batendo na tecla: a prevenção é sempre o melhor tratamento! 💙
#dradeniseprocto #cancer #dianacionaldocombateaocancer #cancerdeintestino #papoaberto #medicina #coloproctologia #criciuma