Vamos falar sobre pessoas otomizadas?
No último dia internacional da pessoa com deficiência, falamos sobre um grupo de pessoas que sofre com algo que pode não ser visível a todos, mas está por aí: os ostomizados.
Eles são os portadores de um estoma, aquela técnica que conecta um órgão com o meio externo do corpo.
No caso do intestino, temos a colostomia ou ileostomia. Ok?
Esse procedimento é feito quando precisamos “desviar” o trânsito intestinal, no paciente que tem algum tipo de perfuração intestinal, doença inflamatória grave, câncer colorretal e em outras condições do intestino.
Não raro, quem tem um estoma sofre com preconceito ao usufruir dos seus direitos enquanto pessoas com deficiência, por ser algo “invisível”.
A falta do controle esfincteriano, intestinal ou urinário é o que define a deficiência dos pacientes ostomizados. Além disso, há também a necessidade permanente do uso de equipamento externo coletor, a famosa ‘bolsinha’.
📍 Os pacientes que passaram por uma colostomia podem viver a sua vida sem que ninguém saiba que a bolsinha está ali, se eles não quiserem. Passado o pós operatório, que necessita de alguma atenção especial – pra isso temos a ajuda dos enfermeiros estomaterapeutas – existe um período de adaptação, claro, mas é muito possível usufruírem da vida de maneira plena e com qualidade.
Apesar de qualquer estigma, tanto pessoas ostomizadas, quanto com qualquer outro tipo de deficiência podem e devem levar a vida com seus direitos garantidos!
#saudedointestino #dradeniseprocto #coloproctologia #saudeebemestar #pcd #pessoascomdeficiencia #ostomia #colostomia #ileostomia